terça-feira, 30 de julho de 2013

A NOITE OFICIAL DOS UFOS NO BRASIL - PARTE 4

A NOITE OFICIAL DOS OVNIS NO BRASIL - PARTE 4

Noite de 19 de maio de 1986:

 - A Onda de Maio/Junho de 1986

Na noite de 19 de maio de 1986, 21 OVNI saturaram as telas de radares da Força Aérea Brasileira, mobilizando o sistema de defesa aérea nacional. Os OVNIs são perseguidos por cinco caças da Força Aérea Brasileira, sendo testemunhados por milhares de pessoas em vários estados brasileiros.

 Por Jackson Luiz Camargo ( ufojack@yahoo.com )

O Caso da Noite Oficial dos OVNIs, ocorrido a 19 de maio de 1986, não foi um evento isolado. O caso faz parte de uma grande onda ufológica, de curta duração, iniciada na segunda metade de maio e que estendeu até meados de junho daquele ano. Os primeiros avistamentos daquela onda ocorreram dois dias antes, na noite de 17 de maio na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, uma testemunha presente na região do bairro Freguesia, avistou um grande objeto luminoso, de cor alaranjada, que evolui entre 15 e 20 minutos sobre a região. No dia seguinte, 18 de maio, ocorreu um novo avistamento, também no Rio de Janeiro. A testemunha, Dra. Ângela Strohscneider, observou, por volta das 3:30 da madrugada, objetos esféricos, de cor amarela ou dourada, evoluindo em formação, sobre a região do Jardim Botânico. Algumas horas mais tarde, às 9:12 hs, outra testemunha, Marcelo Viana, observa dois objetos voadores, um em forma de pião, deslocando-se da região da Tijuca para o Sumaré.

O dia seguinte, 19 de maio, ocorreu a grande revoada de OVNIs sobre território nacional, sendo testemunhados por militares da Força Aérea Brasileira, pilotos civis e numerosas testemunhas em terra. No dia seguinte, 20 de maio, vários moradores dos bairros Santa Luzia e Riberão Pires, observaram objetos desconhecidos no céu. Entre as testemunhas destas aparições está Carlos Airton da Silva, na ocasião morando na rua Colorado, que observou, por volta das 20 horas, uma grande bola luminosa que mudava de cor, do vermelho para o amarelo, e que movimentava-se continuamente, para a esquerda e para a direita. No dia seguinte, por volta das 19:30 hs, Maria Lúcia dos Santos, moradora da Rua Nepal, no bairro Capuava, ainda em Santo André, observou, junto com seu marido, um outro objeto luminoso, que piscava continuamente e girava em torno de seu próprio eixo. Na mesma noite, várias moradores da cidade de Maringá (PR), observam um objeto luminoso, cuja cor alternava entre azul, vermelha e prateada. Cinegrafistas da TV Cultura conseguiram filmar o estranho objeto. Poucas horas depois desta filmagem, ocorreu outro avistamento, desta vez envolvendo uma aeronave comercial que havia decolado de Brasília para Salvador. O avistamento ocorreu por volta da 1 hora da madrugada, quando a aeronave estava a 14 mil metros de altitude. Novamente, um objeto luminoso foi observado e captado pelo radar da aeronave.

Por volta das 14:00 hs do dia 21 de maio, um novo avistamento acontece, desta vez no Bairro Alvaro Wayne, me Fortaleza, Ceará. Vários membros de uma mesma família observaram um grande objeto, estimado entre 150 e 200 metros de diâmetro, com forma variável e cor chumbo.O aparelho realizava movimentos laterais e desapareceu em alta velocidade. Quase no mesmo horário, um objeto semelhante é observado a partir do aeroporto de Teresina. À noite, José Antônio Lima observa, por volta das 19 horas, um objeto intensamente luminoso, que deslocava-se em zig-zag, em altíssima velocidade, sobre a cidade de Maringá, Paraná. Em outro bairro, Jardim Liberdade, um grupo de crianças que brincava no local, ficaram impressionados com a evolução do objeto. Naquela mesma noite, três amigos observaram um objeto luminoso, de cor branca, leitosa, sobre a região do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

Pouco depois, nos primeiros minutos da quinta-feira, 22 de maio, várias pessoas, em pontos diferentes da cidade de Blumenau (SC), assistiram as evoluções de vários objetos luminosos sobre a cidade. Durante 5 minutos, tais luzes sobrevoaram a região da prefeitura, sendo testemunhados por clientes da lanchonete Blu-Lanches. Horas mais tarde, outra autoridade foi testemunha de um OVNI. Era o Superintendente da Policia Federal, Delegado Romeu Tuma, a bordo de um avião da Transbrasil, voando de Brasília (DF) para São Paulo (SP), que da "cabine da tripulação" pôde, durante 15 min, acompanhar as evoluções do objeto que se deslocava com velocidade superior a 2.000 km por hora. Mais tarde, naquele mesmo dia, outro avistamento, desta vez a 200 quilômetros de Belo Horizonte e a 15 quilômetros do município de Conceição do Mato Dentro, na Serra do Cipó, entre os vilarejos de Tabuleiro e Rio Preto. De madrugada, por volta das 3:45 hs, um morador local Joaquim Ferreira de Aguiar (conhecido por Joaquim Elói), de 69 anos de idade e seus 8 filhos, foi acordado por um forte clarão que entrava pelas frestas das paredes toscas de sua casa . Saindo da casa, a uns 30 metros de seu terreiro (pátio), ele avistou um objeto aterrissado no chão que, através de um foco de luz, iluminava toda a região. As testemunha ouviram vozes metalizadas, comunicando-se em uma linguagem desconhecida. Após trinta minutos, o objeto decolou, emitindo ruído, aumentando sua luminosidade e alterando sua cor para verde. Aproximadamente naquele mesmo horário mas a 1 quilômetro de distancia, um fenômeno foi observado pelo casal Santos, Paulo da Silva (25 anos) e Geralda Ferreira (de 30 anos) . Naquela madrugada, os dois caminhavam pela estrada, dirigindo-se a local indicado para o recadastramento eleitoral. Foi quando viram a aproximação em disparada de imenso farol, vindo da direção da residência de Elói. O farol chegou a bater nos fios de alta tensão, "na encruzilhada de acesso aos dois povoados", Tabuleiro e Rio Preto, onde o casal se achava. "Todas as luzes da região apagaram-se", menos a tal luminosidade do objeto e a da lanterna elétrica de Paulo e Geralda. Os dois correram para a casa mais próxima, pertencente a um senhor chamado Pedro. Mas, cegados pela luz, em pânico, ficaram  enroscados e machucados pelos fios da cerca de arame da casa do Sr. Pedro. O farol permaneceu ainda por alguns minutos sobre o casal, que se manteve agachado. Depois de a luz ter se apagado, foi possível enxergar no objeto uma roda menor, bem no meio da qual se via uma espécie de inscrição ou números.

Na noite de 22 de maio, um OVNI é novamente observado sobre a cidade de Maringá, Paraná. O cinegrafista J. B. Siqueira (Foguinho), consegue filmar de dois pontos diferentes, um objeto luminoso, avermelhado, que piscava sem parar. A primeira tomada nas proximidades do Parque de Exposições, e a segunda perto da torre da TV Globo. O vídeo chegou a ser mostrado no programa Fantástico, dias depois.

No dia seguinte, 23 de maio, ocorrem novos avistamentos na região de  Tabuleiro, Minas Gerais. O lavrador José Pedreiro (30 anos na época), seguia para uma cerimônia religiosa, na região de Tabuleiro. Na mesma encruzilhada onde o casal Paulo e Geralda, tiveram sua experiência, Pedreiro deparou-se com um objeto, em forma de bacia, com luzes verdes piscando em sua parte inferior. O aparelho flutuava a baixa altura, cobrindo toda a largura da estrada, impedindo a passagem do agricultor. José Pedreiro, assustado, voltou correndo pelo caminho, em direção ao seu povoado. À noite, por volta das 22 horas, um objeto idêntico foi observado por moradores de Tabuleiro. Alguns deles voltavam em grupos da cerimônia religiosa. Em dado momento, o objeto paira sobre um dos grupos, assustando as testemunhas que saem correndo. Segundo as testemunhas, o objeto teria o tamanho aproximado de um carro "Fusca", sendo redondo e havendo uma espécie de haste dobrável, com um farol em sua extremidade. Uma hora antes, outro objeto havia sido observado, a partir do bairro Jacarepagua, no Rio de Janeiro. Na ocasião, dois vizinhos observaram um objeto luminoso, nas cores vermelha e verde, que piscava continuamente, pairando sobre o Portal dos Bandeirantes.

No dia 24, Blumenau (SC) é novamente visitada por OVNIs. Nos primeiros minutos da madrugada, vários moradores dos bairros da Velha e Água Verde, que saíam da Igreja Cristo Rei, observaram uma luz intensa, que mudava constantemente de cor e que movimentava-se rapidamente pelo céu. Pouco depois, na capital do estado, Florianópolis, duas irmãs observam por 25 minutos, as evoluções de um objeto luminoso que sobrevoou o bairro Capoeiras. Outras pessoas na cidade foram testemunhas do fato, entre eles o advogado da Câmara Municipal, José Chaia, que durante meia hora, observou o fenômeno a partir do bairro Coqueiros. Seu relato coincide com o depoimento prestado pelas irmãs já mencionadas.

No mesmo sábado, mais um avistamento foi registrado, desta vez no estado de Pernambuco. À tarde, dois irmãos (10 e 14 anos)que pastoreavam o gado, no sítio Paquivira, a 36 km de Macaparana (PE), deparam-se com dois objetos luminosos, que emitiam raios luminoso de cor variando entre violeta, amarela e vermelha. Os objetos aproximaram-se das testemunhas, posicionando-se sobre elas e baixando até uma altura de 6 metros, assustando os garotos e o gado. Por algum tempo, os garotos permaneceram deitados, sobre o objeto, com medo do que poderia acontecer. Com o afastamento dos objetos, os meninos correram, gritando para sua mãe que chegou a tempo de ver as luzes se afastando. Os garotos ficaram traumatizados, e por medo mudaram seus hábitos e horários.

Nos primeiros minutos de 25 de maio, cinco pessoas, em dois locais distintos, observam um OVNI sobrevoando uma praia em Itacuruçá (RJ). Em dado momento, o objeto, de aproximadamente 20 metros de diâmetro, colocou-se sobre algumas testemunhas por alguns segundos. Mais tarde neste mesmo dia, ocorre um novo episódio de abdução com Antônio Carlos Ferreira, em Mirassol (SP). No dia seguinte, em Itacuruçá (RJ), ocorre um novo avistamento idêntico ao ocorrido na noite anterior.

Os próximos avistamentos, incluídos naquela onda, ocorreram às 20:00 hs, de 27 de maio, e tiveram lugar na Serra do Cipó. Dois funcionários da prefeitura de Conceição do Mato Dentro, o motorista Sebastião Lopes de Freitas e o ajudante José Geraldo de Almeida, viajavam de caminhão pela região de Tabuleiro. Repentinamente, uma luz, da qual saíam fagulha luminosas, surgiu sobre o veículo acompanhando-os até entrada da cidade de Conceição do Mato Dentro, ainda em Minas Gerais. Durante a observação, Sebastião notou que indicadores do painel do veículo, antes enguiçados, funcionaram perfeitamente, ao mesmo tempo em que o veículo perdia rendimento e velocidade.

"Até nas descidas e retas foi necessário engatar a primeira marcha para garantir o seu avanço".

O ajudante José Geraldo informou que uma espécie de nuvem fraquinha cercava a luz do objeto, quando esta diminuía de intensidade, e quando recolhia seus fachos. Também na base do facho de luz dirigido ao caminhão, Geraldo percebeu uma espécie de cruz, que também foi observada nos relatos dos moradores, em dias anteriores.

Na noite de terça-feira, 27 de maio, metade da população (cerca de 150 pessoas testemunhas) do bairro rural Boa Pastora, de Londrina, a 5 Km de Bandeirantes , observaram objetos luminosos por aproximadamente meia hora. Uma das testemunhas ligou os faróis de um trator e direcionou-os aos objetos, que imediatamente apagaram suas luzes. Ao desligar os faróis, os objetos luminosos voltaram a manobrar sobre a região.

Em 28 de maio, houveram quatro avistamentos. O primeiro dele, ocorrido no Leblon, Rio de Janeiro, por volta das 18:50. A testemunha observa um objeto voador luminoso, manobrando sobre a região do bairro. Pouco depois, por volta das 20:20 hs, no bairro Flamengo, outra testemunha observa um objeto voador luminoso sobrevoando o mar em direção à Niterói (RJ), ao mesmo tempo em que outro objeto luminoso pairava sobre a cidade. Mais ou menos neste horário, outro objeto luminoso é observado por um casal hospedado em um hotel em Monteverde (MG). Por volta da meia noite, outro objeto luminoso é observado, desta vez em Florianópolis (SC). O OVNI, muito luminoso, aproximava-se da Lua Cheia.

Dois dias depois, às 19:20 hs de 29 de maio, outro objeto foi observado em Brasília (DF). Durante 20 minutos, um analista de sistemas observou um objeto voador luminoso, de cor amarela, piscando continuamente fachos de luz vermelha e verde a intervalos regulares. Após alguns movimentos irregulares, o objeto permaneceu estático sobre a Capital Federal. A testemunha, Marcos Antônio Sousa, contatou o CINDACTA que alegou não ter registrado o objeto. Pouco depois, ainda em 29 de maio, um outro objeto luminoso foi avistado. Desta vez sobe São Paulo, Capital. Uma equipe publicitária da Agência Deck (MIXON), que gravava um comercial na região da avenida São João, registrou o objeto que mudava de cor. Em 2 de junho, a mesma testemunha, Marcos Antônio e três amigos, observaram um OVNI luminoso, de cor amarela, idêntico ao avistado dois dias.

Na noite de 3 de junho, outro avistamento ocorre nas proximidades da Fazenda da Batéia, a 5 km de Passa Tempo, Minas Gerais. A testemunha, Paulo Pereira Campos, acompanhado por um vizinho e mais duas crianças, saíam da sede da fazenda, quando observaram um objeto luminoso, esférico, avermelhado, imóvel sobre o pasto. Todos pararam para ver o objeto por um certo tempo. Uma das testemunhas acendeu um cigarro. Imediatamente a luz elevou-se, aproximando-se do grupo que assustado escondeu-se em um bambuzal. Ao correr da luz, as testemunhas sentiram-se pesados e lentos. O objeto pairou durante algum tempo sobre o bambuzal e repentinamente disparou em direção à uma serra próxima, onde permaneceu estático por mais algum tempo. As testemunhas correram para a casa, situada nas proximidades. Ao chegar ficaram a observar o objeto que aparentemente havia pousado no alto de um morro, há 800 metros de distância. Percebia-se dois vultos andando nos arredores do objeto, que emitia uma luz tênue. Ao decolar, o objeto aumentou seu brilho, de forma intensa, elevando-se rapidamente e desaparecendo em alta velocidade.

Nessa mesma noite, por volta das 21:45 hs, moradores do conjunto residencial Parigot de Sousa, em Curitiba, observaram um objeto luminoso arredondado, de cor avermelhada e que girava em torno de seu próprio eixo e que permaneceu estático, por aproximadamente meia hora. No dia seguinte, 4 de junho, outro avistamento ocorreu, por volta das 17:45 hs, no bairro Capão da Imbuia, também em Curitiba. Uma família que trafegava de carro foi acompanhada de perto por um pequeno disco voador. Vários motoristas testemunharam a aparição do estranho objeto que desapareceu em direção ao leste. Em Minas Gerais, na mesma data, houve um avistamento em Montes Claros, Minas Gerais. Por volta do meio dia, um piloto da Cruzeiro do Sul avistou, durante voo, um OVNI que foi logo reportado ao CINDACTA de Brasília. No começo da noite, outro avistamento ocorreu, na desembocadura do rio Amazonas, na baía de Guajará, sendo testemunhado por um grande número de pessoas aglomeradas na amurada do cais do mercado "Ver-o-Peso", em Belém. O jornalista Porfírio da Rocha, do jornal "A Província do Pará", fotografou várias vezes o objeto em duas ocasiões. A primeira do Boulevard Castilho França e depois do alto do prédio do jornal "O Liberal". O objeto, inicialmente intensamente luminoso, fazia pequenos movimentos circulares, sempre voltando à sua posição inicial. Sua cor variava entre o amarelo e o vermelho, ora reduzindo sua luminosidade, voltando ao normal pouco depois. O objeto desapareceu sobre a localidade de Bacarena.

No dia seguinte, em 5 de junho, um grande objeto luminoso é observado nas proximidades da Ilha de Paquetá (RJ). Dois dias depois, em 7 de junho, ocorre uma nova abdução, com Antônio Alves Ferreira, em Mirassol (SP). Neste mesmo dia, em Mangaratiba (RJ), uma professora universitária observa um objeto luminoso nas proximidades do Porto de Sepetiba. Após pairar sobre a região do porto, mais três luzes aproximaram-se do primeiro objeto, circundando-o. O ultimo avistamento, possivelmente incluído na onda de 1986, ocorreu em Mirassol, sendo testemunhado pelo ufólogo Ney Matiel Pires. Por volta das 8:00 hs, vários objetos esféricos luminosos são observadas nas proximidades da cidade.


DataHoraLocalTestemunhasTipo de objetoCorVelocidadeMovimentoComentários
117 de maionoiteBairro Freguesia, Rio de Janeiro (RJ)1 testemunhaobjeto luminosoalaranjadadesconhecidadesconhecida--
218 de maio3:30 hsJardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ)Ângela Strohscneiderobjetos luminososamarelo-alaranjadadesconhecidavoo em formação--
318 de maio9:12 hsBairro Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)Marcelo Vianadois objetos, um em forma de piãodesconhecidadesconhecidadesconhecido--
419 de maio18:30São José dos Campos (SP)Controlador de voo da torre de São José dos Camposobjetos luminosospredominância de cor vermelha, com mudanças para amarelo, verde e alaranjadoEstáticosNenhumAvistado a olho nú e por binóculos
519 de maio19:00Rio de Janeiro (RJ)Estilista Sonia Grumbachobjeto voador luminosodesconhecidogrande velocidadeaos saltosObservado a olho nú
619 de maio20:15São José dos Campos (SP)Operadores de radarplote na tela de radardesconhecidodesconhecidodesconhecidoRegistro por radar, de longa duração
719 de maio21:08São José dos Campos (SP)Cel. Ozires Silva e comandante Acir Pereira3 objetos luminosos a grande distânciaforte luz amarelada tendendo ara o vermelhoinicialmente parados, depois grande velocidadeinicialmente estático, depois voo retilíneoAvistamento a bordo de aeronave, e confirmado por radar de solo
819 de maiopor volta das 23 horasdesconhecidoTenente aviador Kleber Caldas Marinhoum objeto luminosocor brancaalta velocidademovimento ascendenteAvistamento a bordo de caça, e confirmado por radar de solo e da própria aeronave
919 de maioPor volta das 23 horasProximidades de Anápolis, (GO)Capitão Aviador Armindo de Sousa Viriato de Freitasapenas sinais no radar de bordodesconhecidavariando de estático até Mach 15variável, em sua maioria em zig-zagPiloto fez quatro interceptações por radar, mas não avistou nada. Um dos objetos atingiu Mach 15, registrado pelo radar de bordo.
1019 de maioPor volta das 23 horasLitoral do Rio de JaneiroCapitão Aviador Marcio Brisola Jordãoobjeto luminoso esféricoavermelhadoindeterminadoindeterminadoPiloto foi vetorado pelos controladores para interceptar o objeto, que não aparecia no radar da aeronave.
1119 de maio23:10 hsVila Kosmos, Penha, Rio de Janeiro (RJ)Dr. Silvio Giglio11 objetos esféricos luminososverde, amarelo, prateado, vermelha, azuldesconhecidozig-zag
--
1219 de maionoiteBrasília (DF)José Dantas,Cantor, Compositor e investigadorobjeto luminosoamareladopousando no alto de uma serraindeterminado
--
1320 de maio3:00Aerovia enre Guarulhos e GaleãoComandante Geraldo Souza Pinto, co-piloto Nivaldo Barbosa e engenheiro de bordo, Capitão Oscar Machado Jr. (2º/2º GT)objeto luminosodesconhecidoVelocidade variável, inicialmente superior a Mach 5, e depois lentaindeterminadoObjeto captado por radar e posteriormente avistado pela tripulação
1420 de maiodesconhecidoAerovia entre Belo Horizonte e Uberlândiatripulantes e 27 passageiros de avião comercialobjeto luminoso de forma arredondadavermelho, verde e brancadesconhecidodesconhecido--
1520 de maio20:00Bairros Santa Luzia e Ribeirão Pires, Maringa (PR)vários moradoresobjeto esférico luminosovariando entre vermelho e amarelodesconhecidomovimentos laterais--
1621 de maio14:00 hsTeresina (PI)desconhecidoenorme objeto em forma de charutocor chumbodesconhecidodesconhecido--
1721 de maio14:00 hsBairro Alvaro Wayne, Fortaleza, (CE)vários membros da mesma famíliaobjeto com forma de charuto, com quase 200 metros de diâmetrocor chumboAlta velocidademovimentos laterais--
1821 de maio19:00 hsIpuaçu (SP)Kleber Alonso, Alexandre e José Wilker Ramosobjeto voador esférico, leitoso e piscantecor leitosadesconhecidodesconhecido--
1921 de maio19:30Bairro Capuava, Santo André (SP)casalobjeto luminoso que piscavadesconhecidodesconhecidorotação em seu próprio eixo--
2021 de maionoiteMaringá (PR)vários moradores, e alguns cinegrafistas da TV Culturaobjeto luminosovariando entre azul, vermelha e prateadaalta velocidadeora estático, ora deslocando-se em zig-zagO objeto foi filmado pelos cinegrafistas
2122 de maionoiteJardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ)Grupo presente em uma comemoraçãoobjeto esféricobranco leitosodesconhecidodesconhecido
2222 de maiologo após a meia noiteBlumenau (SC)vários moradores da cidadevários objetos luminososdesconhecidodesconhecidodesconhecido
--
2322 de maio1:00Aerovia entre Brasília e Salvadordesconhecidoobjeto luminosodesconhecidodesconhecidodesconhecidoobjeto avistado a partir da aeronave e captado pelo radar de bordo
2422 de maiomadrugadaAerovia entre Brasília e São PauloTripulantes e passageiros de avião da Tranbrasil, entre eles o Delegado Romeu Tumaobjeto luminosodesconhecidoestimado em 2 mil Km por horadesconhecido
--
2522 de maio3:45 hsTabuleiro, (MG)Joaquim Elói e Famíliaobjeto luminoso intensamente iluminadocor verdeinicialmente pousadodesconhecidoDurante  observação, testemunhas ouviram vozes metalizadas comunicando-se em idioma desconhecido
2622 de maio4:00 hsTabuleiro, (MG)Paulo da Silva e Geralda Ferreiraobjeto luminosodesconhecidodesconhecidodesconhecidoDurante a observação ocorreu efeitos eletromagnéticos na lanterna elétrica do casal
2722 de maionoiteMaringá (PR)Vários moradores locais, cinegrafista J. B. Siqueiraobjeto luminoso piscanteavermelhadodesconhecidodesconhecidoobjeto foi filmado
2823 de maio21:00Jacarepagua, Rio de Janeiro (RJ)Carlos Schiller e vizinhoobjeto luminoso piscantevermelha, verdemovimentos horizontais e verticaisrápido--
2923 de maioinício da tardeTabuleiro, (MG)vários moradores locaisobjeto luminoso em forma de bacia, com luzes piscantesluzes verdesdesconhecidodesconhecido--
3023 de maio22:00 hsTabuleiro (MG)vários moradoresobjeto luminoso em forma de bacia, com luzes piscantesluzes verdesmuito rápida
--
--
3124 de maioprimeiros minutos da madrugadaBlumenau (SC)vários moradores dos bairros da Velha e Água Verdeobjeto intensamente luminoso, alternando sua cordesconhecidomuito rapidamente----
3224 de maiomanhãFlorianópolis (SC)várias pessoas na cidade, entre eles José Chaia, advogado da Câmara Municipalobjeto luminosodesconhecidodesconhecidodesconhecido
--
3324 de maiodesconhecidoFazenda Paquivira, Macaparana Pernambucodois irmãosdois objetos luminosos que emitiam raios luminososraios luminosos de cor variando entre violeta, amarela e vermelhadesconhecidodesconhecido
--
3425 de maioprimeiros minutos da madrugadaItacuruçá (RJ)cinco pessoas em locais diferentesOVNI circular de 20 metros de diâmetrodesconhecidodesconhecidodesconhecido--
3525 de maiodesconhecidoMirassol (SP)1 vigiaobjeto em forma de conemetálicodesconhecidodesconhecidoO abduzido Antônio Carlos Ferreira é novamente abduzido em Mirassol
3627 de maio20 horasSerra do Cipó, entre Conceição do Mato Dentro e Tabuleiro (MG)Um motorista e seu assistenteobjeto luminoso soltando fagulhasdesconhecidadesconhecidadesconhecidaOs instrumentos no painel do veículo, que antes estavam enguiçados, voltaram a funcionar
3727 de maionoiteLondrina (PR)aprox. 150 pessoasobjetos luminososdesconhecidadesconhecidasobrevoando a regiãoUma das testemunhas direcionou faróis de um trator em direção aos objetos que apagaram temporariamente suas luzes
3828 de maio18:50 hsLeblon, Rio de Janeiro (RJ)1 testemunhaobjeto luminosodesconhecidodesconhecidodesconhecido--
3928 de maio22:20 hsBairro Flamengo, Rio de Janeiro (RJ)1 testemunhaobjeto luminosodesconhecidoestáticoestático--
4028 de maio22:20 hsMonteverde (MG)1 casalobjeto luminosodesconhecidodesconhecidodesconhecido--
4129 de maioprimeiros minutos da madrugadaFlorianópolis2 pessoasobjeto luminosodesconhecidodesconhecidodesconhecido--
4229 de maio19:20 hsBrasília (DF)1 analista de sistemasobjeto luminosoamarelada, com facho de luz vermelha e verdeora estático, ora em movimentoestático
--
4329 de maionoiteSão Paulo  (SP)Equipe de cinegrafistasobjeto luminosomudando de corestáticoestáticoEquipe de cinegrafistas avista e filma um objeto intensamente iluminado
442 de junhonoiteBrasília (DF)1 analista de sistemas e três amigosobjeto luminosoamarelada, com facho de luz vermelha e verdedesconhecidodesconhecido
--
453 de junhonoiteFazenda da Batéia, Passa Tempo (MG)4 pessoasobjeto luminoso esféricoavermelhadoinicialmente estáticoInicialmente estáticoDurante o avistamento, uma das testemunhas acende um cigarro e o OVNI aproxima-se rapidamente, assustando as testemunhas. Dois vultos foram observados no objeto
463 de junho21:45 hsConjunto Parigot de Sousa,  Curitiba (PR)moradores de conjunto residencialobjeto luminoso arredondadocor vermelhagirava em torno de seu próprio eixoestático
--
474 de junho17:45 hsBairro Campão da Imbuia, Curitiba (PR)4 pessoas de uma família e pessoas que passavam pelo localpequeno disco voador achatadodesconhecidovelocidade variáveldiversos movimentosDisco voador acompanhou carro trafegando em avenida
484 de junhomeio diaMontes Claros (MG)pilotos de avião da Cruzeiro do Suldesconhecidodesconhecidodesconhecidodesconhecidodesconhecido
494 de junhocomeço da noiteFoz do rio Guajará, Belém (PA)grande número de pessoas, nas proximidades do mercado "Ver-o-peso"objeto intensamente luminosoEntre amarelo e vermelho e variando a velocidadedesconhecidomovimentos circulares
--
505 de junhodesconhecidoIlha de Paquetá, Rio de Janeirodesconhecidoobjeto luminosodesconhecidodesconhecidodesconhecido
--
517 de junhodesconhecidoMirassol, (SP)1 vigiadesconhecidodesconhecidodesconhecidodesconhecidoMais uma abdução de Antônio Carlos Ferreira
527 de junhodesconhecidoMangaratiba, (RJ)1 professora universitária4 objetos luminososdesconhecidodesconhecidodesconhecido
--
5315 de maioentre 8 e 8:10Mirassol, (SP)várias testemunhasvários objetos luminososdesconhecidodesconhecidodesconhecido
--

FONTE - PORTAL FENOMENUM

A NOITE OFICIAL DOS OVNIS NO BRASIL - PARTE 1

A NOITE OFICIAL DOS OVNIS NO BRASIL - PARTE 2

A NOITE OFICIAL DOS OVNIS NO BRASIL - PARTE 3

A NOITE OFICIAL DOS OVNIS NO BRASIL - PARTE 4

A NOITE OFICIAL DOS OVNIS NO BRASIL - PARTE 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário